Comandos Linux - Guia Rápido de Comandos em Linux
Comandos Básicos Comandos Vários Ferramentas de Programação Aplicações de Som e Imagem X Windows Contactos Comandos Linux
O que é o Linux?

   O Linux é uma família de sistemas operativos da família Unix, baseados no kernel Linux. São usados tanto em computadores pessoais como em servidores, e temos como exemplos de distribuições, a Red Hat, Ubuntu, CentOS, Slackware, Suse Linux, Debian, Caixa Mágica, etc...
    O Linux é o perfeito exemplo do que é um software gratuito e de open source, em que o seu código fonte pode ser modificado, redistribuído e usado por toda a gente.
    O nome Linux vem do kernel Linux, que obteve o seu nome do seu criador Linus Torvalds, que o criou em 1991. A maioria das aplicações e livrarias do Linux vêm do sistema operativo GNU, começado em 1983 por Richard Stallman, e é devido a essa grande contribuição por parte da comunidade GNU que o Linux se desenvolveu tanto e se tornou tão popular, e é a razão do frequentemente usado nomem GNU/Linux.
    Grandes empresas usam o Linux quer como estações de trabalho, quer como servidores, ou mesmo máquinas de desenvolvimento de programas para sistemas operativos Unix muitas vezes, e é usado por todo o tipo de computadores pessoais e hardwares hoje em dia, incluindo até consolas de jogo como as Playstations, e até aparelhos como routers.
    Os comandos do Linux são mesmo muitos, tanto que muitos deles são aplicações externas que poderão estar já por defeito em determinadas distribuições mas que poderão ter de ser instaladas à mão em outras, como o nmap que é um comando que não passa de uma aplicação bastante eficaz usada para por exemplo fazer portscans. Por esse motivo é difícil expor todos os comandos, razão pela qual serão expostos neste website os principais.
   


Comandos Linux - Lista Rápida de Comandos para Linux/UNIX

Comandos Vários
alias Define comandos sinónimos
chquota Muda a quota de disco em sistemas ACITS UNIX
chsh Muda a shell de login por defeito
clear Limpa o ecrã de terminal, tal como o comando cls do MS-DOS
echo Faz um eco de argumentos, se fizermos por exemplo echo olá iremos ver imprimido na linha abaixo a palavra “olá”
popd Faz um pop ao stack da directoria, mas apenas na C shell
pushd Faz um push ao stack da directoria, mas apenas na C shell
script Faz um typescript da nossa sessão de terminal
setenv Define uma variável de ambiente, mas apenas na C shell
stty Define opções de terminal

Há semelhanças entre o MS-DOS e o Linux?

   Sendo facto concordado por muitos que o MS-DOS se trata em parte de uma cópia dos sistemas Unix bem mais antigos, terá o MS-DOS bastantes semelhanças com os sistemas da família UNIX, como será o Linux. Vejamos algumas semelhanças ou mesmo comandos diferentes mas com funções similares:
   
MS-DOSLinux/UNIX
attribchmod
backuptar
cdcd
datedate
dirls
clsclear
copycp
delrm
deltreerm -R
editvi/pico/joe
exitexit
formatfdformat
ipconfigifconfig
mkdir/mdmkdir
more < filemore file
moverename/mv
netstatnetstat
pingping
rmdirrmdir
timetime
tracerttraceroute
typecat/less
winstartx

    Entre muitas outras semelhanças, para não falar dos utilitários como ftp, telnet, etc, ou não fosse o MS-DOS muito baseado no UNIX, apesar de não ser sequer minimamente tão poderoso quanto este último.
   



Related Sites

Copyright 2008-2017 Comandos Linux